NAFTALGIA

Um blog para recordar

domingo, julho 31, 2005

Verão Azul

Esta série narra as aventuras e desventuras de um grupo de jovens que se conhece durante as férias grandes na cidade de Nerja, em Málaga. O grupo é formado pelos irrequietos Tito e Piraña, pelas apaixonadas Beatriz e Desi, e ainda pelos rapazes Pancho, Javi e Quique. Juntos, vão iniciar uma relação de amizade sem igual, partilhando alegrias, frustrações, dúvidas, e todo o género de sentimentos próprios da adolescência, mas sempre com bastante humor à mistura.

Decorria o ano de 1981 quando estreou na RTP.

sábado, julho 30, 2005





















Bell e Sebastião data de 1981.
A história é sobre um rapaz chamado Sebastião e um cão chamado Bell. Sebastião foi criado por um velho chamado Cecil e nunca conheceu a sua mãe.
Bell era um cão branco e grande que vivia nas montanhas e que as pessoas acreditavam ser o diabo, mas na realidade Bell era gentil e meigo e apenas Sabastião se apercebeu disso. Eles viviam perto dos Pirineus as montanhas onde viviam as suas fantásticas aventuras.
Sebastião tinha 11/12 anos e começou a interrogar-se o que teria acontecido à sua mãe e decide ir à sua procura começando assim as suas aventuras e desaventuras.

Pedidos

Aqui vão alguns dos pedidos deixados no "Guests Book"...

ABELHA MAIA


"Era um país cheio de cor
Onde um dia nasceu uma abelha
Bem conhecida pela amizade
Pelo carinho e pela bondade

Todos lhe chamam a pequena Abelha Maia
Fresca, bela e doce Abelha Maia
Maia, voa sem parar
No teu mundo sem igual

Não há tristeza para a nossa Abelha Maia
Fresca, bela e doce Abelha Maia
Maia, eu quero-te a ti
Maia, Maia, Maaaia"

Sem dúvida, um dos clássicos de animação mundial mais populares de todos os tempos, Abelha Maia é uma história adorável que transmite os ensinamentos que a vida em plena natureza proporcionam.

Maia é uma abelhinha curiosa que deverá aprender a viver em harmonia junto dos outros insectos. Nas suas aventuras, ela está sempre acompanhada dos grandes amigos Willy, Flip o Gafanhoto, e ainda a mosca Puck.

sábado, julho 23, 2005

Guloseimas I








SUPERGORILA






























quinta-feira, julho 21, 2005

Limõezinhos

Doogie Howser MD


O Pequeno Doutor

Douglas "Doogie" Howser é um precoce licenciado pela Universidade de Princeton, em Medicina.
Deu assististência a um parto num centro comercial, pode receitar medicamentos, mas não pode comprar a bela da cervejola.
Porquê?
Porque Doogie tem apenas 16 anos. Não obstante, é já um Médico Residente, pelo segundo ano, no Eastman Medical Center.
A apoiá-lo a vingar nesse mundo nada fácil estão o seu pai, e também colega, David e sua mãe Katherine, os seus colegas do hospital Dr. Canfield e Dr. McGuire e também o seu amigo Vinnie (descrito como "Doogie's not-so-bright squeaky-voiced buddy") para o ajudar a manter o contacto com o mundo da adolescência. Vinnie namora com Janine, enquanto que Wanda é o objecto de desejo de Doogie.




Original Theme

As brincadeiras da nossa rua

-Jogo da Cabra Cega-

Para quem não se lembra como se jogava, sim, porque não acredito que exista alguém da nossa geração que não tenha jogado à Cabra Cega!

É necessário um lenço ou pano para amarrar à volta dos olhos de uma das crianças que será a cabra-cega. As crianças colocam-se de mãos dadas formando uma roda. A cabra-cega fica no seu centro da roda, de cócoras e com os olhos tapados com uma venda. A seguir inicia-se um diálogo entre as crianças que estão na roda e a Cabra-cega.

“Cabra-cega, donde vens?”
“Venho da Serra.”
“O que me trazes?”
“Trago bolinhos de canela.”
“Dá-me um!”
“Não dou.”

Então, as crianças que se encontram na roda dizem em coro:
“Gulosa, gulosa, gulosa..."
(repete-se até a Cabra-cega agarrar alguém)
Antes de ir à procura de alguém, a cabra-cega dá três voltas sobre si mesma.
Se apanhar alguém, as crianças calam-se todas e a Cabra-cega tem de adivinhar, apalpando com as mãos, quem é a (o) colega que apanhou. Quando acertar, fica esse (a) a ser a Cabra-cega.

Existe também a cabra cega com stop. Todos se deslocam no espaço definido, mas quando a cabra cega grita “stop”, todos se imobilizam. A cabra cega procura então os jogadores e tem de adivinhar a identidade de quem agarrou, trocando de lugar com ele(a), se acertar.

Speedy González


"¡Ándale, ándale, arriba, arriba, eh?hah!"

Quem não se lembra do rato mais rápido do mundo e quiçá do México???

Cubo Mágico

Saindo um pouco da rotina da televisão, porque afinal não passávamos assim tantas horas em frente ao que chamam de "caixa mágica", mágica só se for pelo poder, cada vez maior, que tem de isolar as pessoas.
Quem não se lembra do Cubo Mágico?! Não nos podemos esquecer das longas horas passadas a brincar na rua? Hoje já não se brinca com os "amigos da rua" na rua... hoje brinca-se com os "amigos da rua" através do computador, cada um isolado na sua gaiola (peço desculpa pela expressão) esquecendo-se do que é o contacto humano... das quedas de bicicleta... dos risos, gargalhadas, asneiras, vidros partidos, partidas aos vizinhos... enfim uma panóplia enorme de brincadeiras que hoje são consideradas como brincadeiras de "putos de rua" tendo esta expressão uma conotação negativa...

Hoje, lembrei-me do Cubo Mágico...

O Cubo Mágico, pequeno objecto formado por nove quadrados coloridos em cada face, foi criado pelo húngaro Ernö Rubik, na década de 70... Porém, só em 1980 é que o brinquedo, chamado originalmente "Cubo de Rubik" se tornou famoso no resto do mundo, quando foi importado pelos Estados Unidos.
O desafio proposto pelo jogo é colocar todos os quadrados de cor igual na mesma face do cubo girando as suas peças. O objectivo, mais complicado do que parece, pode gerar muita frustração nos menos habilidosos.

Quem souber onde posso arranjar um Cubo Mágico que avise...

quarta-feira, julho 13, 2005

Life Goes On



Uma série televisiva sobre a vida dos Thatchers, especialmente sobre "Corky", um jovem com síndrome de Down mas que frequenta uma escola normal. Conta o quotidiano desta peculiar familia de subúrbios,os seus problemas,dramas e alegrias, numa história de integração social e consciencialização para as dificuldades do dia-a-dia.
Drew Tacher (o pai) realiza finalmente o seu sonho quando pode abrir seu próprio restaurante, mas é um negócio duro, e encontra frequentemente problemas.
Becca (filha) tem um fraquinho constante por Tyler, mas este não está disponível. Ele e a sua namorada, Rona, terminam e começam a toda a hora. Libby Thatcher (a mãe) odeia o seu chefe, e despede-se do seu trabalho. Descobre então que está grávida, e que o seu patrão está desesperado para a ter de volta. Começa de novo a trabalhar para ele outra vez, após começar a receber melhor, entre outras coisas. Entretanto, "Corky" tem problemas na escola e a aceitar a quem é. Luta suas batalhas, e ganha...




Original Theme

Site Oficial de Chris Burke
(Corky)

Uma critica (sem escrúpulos) da série

No TEMPO dos Glutões do Presto


O tempo pergunta ao tempo
quanto tempo o tempo tem.
E o tempo responde ao tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.



quinta-feira, julho 07, 2005

Danger Mouse

He's the greatest
He's fantastic
Wherever there's danger he'll be there
He's the ace
He's amazing
He's the strongest he's the quickest he's the best
Danger Mouse
Danger Mouse
DANGER MOUSE


DangerMouse era uma louca e hilariante aventura sobre um rato branco, agente secreto com um só olho e o seu fiel mas trapalhão parceiro e assistente, o hamster Penfold que geralmente precisa de ser salvo de uma ou outra "situaçãozinha". Recebendo ordens do Colonel K, o comandante morsa, as suas missões consistiam em salvar o mundo de monstros, grandes ladrões, loucos amigos de todos os tipos, mas principalmente do seu arqui-inimigo o Barão Silas Greenback, um sapo megalómano, e o seu braço direito, o corvo Stiletto.

terça-feira, julho 05, 2005

Big Trouble in Little China


Ou na versão portuguesa - As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarim

Para os mais distraidos passou ontem (5/07/2005) na SIC Radical um dos grandes, e atenção que são mesmo muitos, clássicos de John Carpenter. Não sendo possível enumerar todos ficam os exemplos de Halloween, Christine ou Village of the Damned. Realizado em 1986 este é um filme de Acção, Fantasia, Aventura e muita Comédia, muito ao género de B-Movie.

"This is Jack Burton in the Pork Chop Express, and I'm talkin' to whoever's out there. "

Kurt Russell é Jack Burton, um camionista com muita garganta. A sua vida aborrecida de viajante solitário pelas estradas sofre uma viragem sobrenatural quando a noiva do seu melhor amigo é raptada.
Tentando salvá-la, Jack vai até aos confins
da Chinatown em São Francisco, um mundo sujo, governado por Lo Pan, um feiticeiro com 2000 anos que preside impiedosamente um reino de espíritos. Lutando contra demónios e presenciando horrores, Jack luta com as suas armas no domínio obscuro de Lo Pan para salvar a rapariga.
Kim Catrall que com ele contracena neste filme é bem conhecida pela sua participação na série O Sexo e a Cidade - Sex and the City.

Ver o Trailer


Uma página não-oficial, mas totalmente dedicada ao filme e aos se
us fãns, com muitas fotos, músicas e merchandise.












segunda-feira, julho 04, 2005

Knight Rider

Quem não se lembra do KITT??!!!!! Que mais tarde nos surgiu numa "verrsão brásilera" e o KITT passou a "kitche, vênha cá kitche"...

Michael Long era um policia e durante uma investigação foi atingido por um tiro na cara e ficou a beira da morte. Um milionário chamado Wilton Knight resgatou-o e leva-o para a sua organização, a Knight Foundation for Law and Government.
Sob os cuidados dos melhores médicos da organização, Michael Long escapa da morte e passa por uma operação plástica que deixa seu rosto bem diferente de como era antes. Ganha um novo nome (Michael Knight) e junta-se à missão da Knight: lutar conta a injustiça e os criminosos.

Para isso, Michael Knight conta com a ajuda de uma poderosa arma desenvolvida na mesma organização: o carro KITT (Knight Industries Two Thousand). Esse carro usa o que há de mais avançado em tecnologia: sensores de infravermelho, bombas de fumaça, lançadores de chama, é capaz de correr em altíssima velocidade e saltar sobre carros e outros obstáculos maiores.
O que chama mais a atenção nesse carro é a sua inteligência artificial, que o torna capaz de conversar com Michael Knight, dirigir o carro sozinho e tomar decisões, sem falar nas inesquecíveis luzes no painel do carro que se acendem na mesma proporção da intensidade da fala de KITT e nas luzes no capô do carro que acendem de um lado para outro dando um ar de suspense às cenas.

Michael conta com a ajuda de outros membros da Knight, como o Devon Milles e a mecânica Bonnie, responsável por reparos e aprimoramentos no KITT - feitos dentro de um camião da companhia.

Porque os Estrumpfes são azuis...

E quem n se lembra dos Estrumpfes??!!! Aqueles bonequinhos azuis que passavam a vida a estrumpfar... fosse la isso o que fosse...
Pois é, partilho agora aqui com vocês alguns pequenos segredos dos nossos amigos estrumpfes...

Os estrumpfes são um pouco como todos nós, têm sonhos e ambições, têm bons e maus momentos... mas, perguntam vocês, "eles têm sexo?"
A resposta é um redundante Sim! E porque não haveriam de ter? Eles são pessoas também!

Toda a gente sabe que os estrumpfes são azuis, bem, existe uma razão bastante plausivel para isso, é que os estrumpfes só têm sexo uma vez por ano. Sejamos sinceros: se tivessemos sexo apenas uma vez por ano também ficariamos azuis!!!
Temos que compreeender, afinal a Estrumpfina é a unica mulher na aldeia dos Estrumpfes, e é preciso dar-lhe uma chance para descancansar! O que é compreeensivel depois de passar um dia inteiro a estrumpfar com duas centenas de pequenos e loucos homens azuis!

Atenção amigos esta é uma explicação dada por um especialista estrumpfino... homem de grandes estudos estrumpfadores!!! Com doutoramento em Estrumpfes!

Sledge Hammer

"Trust me. I know what I'm doing."

Não me recordo se o nome desta série foi traduzido para o português, o que me lembro e bem é do genérico que terminava com uma bazoocada que destruía um prédio, como um castelo de cartas.




Sledge Hammer era uma paródia ao género policial, um polícia durão, mau como as cobras, sempre munido da sua Magnun .44 com um punho mádre-pérola e dos seus Ray-Bantes. Trapalhão até dizer chega, os casos acabavam sempre por ser resolvidos pela sua parceira que representava o exacto oposto de Sledge.


Site Oficial

domingo, julho 03, 2005

Sport Billy

Need I say more?

Dispensa apresentações,ou quase...

Sport Billy fez sucesso e está ainda hoje guardado num localzinho bem especial no coração de muitos.

Para todos os que não se lembram (shame on you) Billy era um rapaz vindo do planeta Olympus. Viajando na sua nave / máquina do tempo com a sua amiga Lilly e o seu cão Willy para outras eras onde, em nome do Fair-Play, se envolvia sempre em aventuras relacionadas com o Desporto.


A mítica "malinha do Sport Billy" é ainda hoje bastantes vezes referida, desse pequeno saco de desporto Billy retirava tudo o que era necessário para incutir o desportivismo e combater a eterna rival Queen Vanda.



A versão francesa do genérico pode ser vista aqui

Uma listagem dos 26 episódios pode ser vista aqui